O meu percurso na Crossfit Alphaden começou em Março de 2018 e foi, desde então, um amor à primeira vista, ao ponto de amigos e familiares suspirarem e revirarem os olhos assim que proferia a palavra “CROSSFIT”. Consigo ser bastante persistente!
Na altura o meu background desportivo não era vasto. Como a maioria, na infância/adolescência ingressei em algumas modalidades desportivas (natação, patinagem artística), e, mais tarde, com a entrada para a faculdade, a prática desportiva era cada vez mais irregular. Sempre tive um fascínio pelo desporto e quanto mais desafiante melhor, desde que não inclua voleibol, futebol, basquetebol, badminton, etc, ou seja, tudo o que inclua simultaneamente coordenação motora e uma bola…portanto, CROSSFIT!
Tive conhecimento da modalidade através das redes sociais, fui à internet pesquisar locais onde pudesse ter uma aula experimental, encontrei a Crossfit Alphaden mais perto do que pensava, e arrastei comigo o meu pai para esta nova aventura. Às 7h da manhã lá estávamos nós, afinal era o meu aniversário :D! Percebi rapidamente que podia ser considerada persona non grata por “obrigar” a turma a fazer, no final do workout of the day, o mesmo número de burpees que igualassem os meus anos de vida, como é tradição. Porém chegámos a casa sorridentes, com as endorfinas em alta e os braços desfeitos! 😊
Decidi, então, inscrever-me na Box, tinha muitas arestas para limar e o potencial de margem de progressão era ENORME! Tendo decorrido menos de um ano desde uma cirurgia pulmonar até à minha entrada na box, muitas questões ocupavam a minha mente, por exemplo “será que posso fazer todos os exercícios?”, “qual o grau de esforço que o meu corpo tolera?”.
Porém, o processo de inscrição inclui um breve questionário relativo a possíveis antecedentes de saúde o que permite dar a conhecer à equipa de treinadores da Alphaden informações essenciais para a adaptação de exercícios, tendo em conta a condição física e de saúde. Este acolhimento, aliado ao contínuo acompanhamento e aconselhamento de profissionais de saúde, foi crucial para que me sentisse segura nos treinos e promovesse um ambiente positivo e divertido.
Com o passar do tempo fui conhecendo os meus limites físicos, ultrapassando os meus medos e comecei a sentir-me forte, saudável e com vitalidade! Não interessava se tinha de treinar às 7h da manhã ou às 20h, a sensação de recompensa do pós-treino superava qualquer outro possível boicote mental ao plano “Sofia saudável” 😊. E ainda bem. Além do crescimento pessoal, da sensação de pertença a uma comunidade, entreajuda, superação de limites e do ambiente social, a box proporcionou outros benefícios físicos, como aumento de massa muscular, aumento da densidade mineral óssea, aumento das competências físicas, e maior resposta cardiorrespiratória ao esforço.
Este percurso permite-me, agora, treinar sem limitações e sintonizar-me com o plano “Sofia saudável”. Com a equipa certa ao nosso lado, com uma relação baseada na confiança e na comunicação, não há motivo para não treinar. Por isso venham daí, venham treinar! 😊
Quer façam parte dos Alpha Kids, Alpha Séniores, do grupo Scaled, Rx ou mesmo dos Super Rx 😊 esta publicação é dedicada a vocês, Lobos.
Obrigado ❤️